Amigos da Escola

O que é o projeto

Amigos da Escola é um projeto criado pela Editora Mondo com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da educação e da leitura nas escolas. O projeto estimula o envolvimento  de todos (profissionais da educação, alunos, familiares e sociedade) nesse esforço e a participação de todos em benefício dos alunos.

O Amigos da Escola é um projeto de comunicação implementado de forma descentralizada. Ele utiliza a força da área comercial, empresarial e industrial, além dos profissionais liberais e prestadores de serviços a darem sua contribuição para a melhoria contínua da leitura nas escolas.

O que o Amigos da Escola se propõe a fazer é levar a todas as escolas, públicas ou privadas, livros de contos e crônicas destinados ao publico infanto-juvenil e devidamente divididos por fase educacional, a um custo muito baixo devido ao subsidio da sociedade.

O porquê de participar

Se queremos uma educação de qualidade para todos,precisamos de todos pela qualidade da educação. Os dados oficiais indicam diminuição nos índices de analfabetismo e aumento no número de pessoas que concluem os ensinos fundamental e médio. Para ir além do que já foi conquistado com a universalização do ensino é preciso que todos se mobilizem: governos, educadores, alunos, familiares e sociedade.
A participação da comunidade na escola está prevista na Constituição Federal de 1988.
O Estatuto da Criança e do Adolescente também estabelece que a educação deve ser incentivada e promovida com a colaboração da sociedade.

FIQUE POR DENTRO: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em seu parágrafo 1°, do artigo 1° diz: A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.

A lei, sozinha, não tem o poder de mudar a realidade. Mas, quando ela refl ete uma vontade da sociedade, sem dúvida, já se terá dado um passo rumo à concretização de um ideal comum.

Cada Amigo da Escola será lembrado por muito tempo, pois a editora, após o lançamento da coleção, vai editar um livro exclusivo com todos os participantes que deram condições para realização deste projeto e todos receberão um exemplar das mãos do(a) chefe maior da entidade responsável pela educação municipal ou estadual em um coquetel de lançamento. O livro: AMIGOS DA ESCOLA – Gente que faz.

Responsabilidade social

Cada Amigo da Escola contribuinte receberá um boneco Nando ou Nanda, mascotes do Hospital do Câncer de Londrina. Esta é mais uma forma  que encontramos de contribuir com uma instituição.